Muitas vezes você se defronta com o sentimento que as a coisas não estão evoluindo e que o mundo parou.
Não há respostas dos negócios, não há retornos dos e-mails, ninguém atende ao telefone e os negócios parecem estagnados.
Esse é um sentimento universal que acompanha quem busca alcançar suas metas, sejam elas de clientes, de negócios, de faturamento.
Aí vem a ansiedade e a angústia.
Você está fazendo sua lição de casa, está indo ao mercado, está prospectando e trabalhando nos leads, mas as respostas não vêm.
O que está havendo?
Há muita chance que você está ansioso por conta da necessidade dos resultados imediatos.
Em vendas corporativas, falar em 90 dias para um ciclo de vendas é normal, ou seja, da primeira abordagem até a assinatura do negócio.
Mas também há chance de você estar errando no produto de entrada (oferta), o mercado está te sinalizando com a rejeição e você está insistindo além do que deveria.
Se em 100 abordagens você não gerar pelo menos 5 leads, em 30-60 dias, precisa revisar o quê está comunicando ao mercado.
Mas aqui quero tratar desses dois sentimentos que tanto estão presentes: a ansiedade e a angústia.
A primeira é mãe da segunda.
A ansiedade vem desencadeada pela sensação de medo frente à incerteza ou insegurança. “Vou conseguir trazer o faturamento que precisamos?”, “Aquele negócio vai sair?”, “Como lidarei com as contas sem as receitas que não estão entrando?”
E como consequência vem a angústia, sentimento ruim no meio do peito, com a sensação de que algo ruim vai acontecer.
Há, inclusive, casos extremamente severos onde é necessária intervenção médica.
Bem, em vendas esses sentimentos tendem a fluir com muita frequência.
A ansiedade vem porque não controlamos muitos fatores mercadológicos que influenciam em demasia nos nossos números e angústia porque como resultado da insuficiência temos a sensação que as coisas estão indo muito mal. E essa sensação vem no meio do peito.
Outros momentos entretanto melhoram o humor, fechamos alguns contratos e parece que o céu nunca foi mais azul e a terra, a vida é linda e que estamos na melhor profissão do mundo.
O que quero te enfatizar é que você não está só. Somos milhões nessa gangorra.
Não entram na equação o quanto bem sucedido você é, se você está começando agora e sua idade.
Ansiedade é fruto do querer alcançar.
E para nós que temos metas e precisamos dos números, esses períodos onde parece que as coisas não andam, a ansiedade vai aumentando e com ela vem a angústia.
Se você estiver nesse momento, lembre que as coisas são cíclicas. Aproveite o aparente momento de calmaria, para organizar suas coisas, limpar suas armas.
O mercado não para. Ele pulsa. Se estiver em período de baixa, saiba esperar. Sim, mesmo com ansiedade e angústia, não se desespere. Continue apostando em você e mostre que é um player para valer e não um ocasional.
Nos ciclos de baixa, o mercado depura e castiga os ocasionais. Ficam aqueles que realmente estão aptos a servir.
Essa é a lei número Um: Sirva ao mercado, o tempo todo. Se você a infringir, será banido.
Portanto mantenha o ritmo. As respostas virão e as oportunidades aumentarão como nunca você imaginou um dia.
O resultado de mercado não é linear mas é acumulativo. Todas as suas ações ficam rendendo “dividendos” mas a data do “saque” não depende de você.
Quando perceber, estará com as melhores oportunidades que se converterão em negócios e em polpudos ganhos.
No seu íntimo, somente você sabe o preço pago para chegar onde chegou. Portanto seu resultado é mais do que merecido. É devido. Sempre.